GALERIA ARQUITETOS
HomeProjetosSobreContato
Instituto Criar de Tv e Cinema
Instituto Criar de Tv e Cinema
Instituto Criar de Tv e Cinema
Instituto Criar de Tv e Cinema
Instituto Criar de Tv e Cinema
Instituto Criar de Tv e Cinema
Instituto Criar de Tv e Cinema
Instituto Criar de Tv e Cinema
Instituto Criar de Tv e Cinema
9 fotos

Instituto Criar de Tv e Cinema

Galeria Arquitetos + Metrópole Arquitetos

Area

3000m2

Ano

2004

Localizacao

São Paulo, SP

Categoria

Institucionais

O “Instituto Criar de TV e Cinema” é uma organização não governamental concebida para formar jovens na área de produção audiovisual: figurinistas, cinegrafistas, maquiadores, técnicos de cenografia, operadores de som e editores de áudio e vídeo. A iniciativa visa inserir jovens menos favorecidos no mercado de trabalho.

 

O edifício escolhido para a implantação do Instituto é um antigo galpão industrial no bairro do Bom Retiro, em São Paulo. Foi construído no início do século passado em alvenaria estrutural (tijolos cerâmicos), com cobertura em tesouras de madeira. O prédio foi utilizado como indústria têxtil, estamparia e stand de tiro. A cada nova atividade se sobrepunham novas estruturas à original.

 

O projeto do Instituto previa a construção de dois estúdios de gravação, salas de aula, laboratórios técnicos, marcenaria e biblioteca. A primeira medida foi retirar todas as interferências (mezaninos, alvenarias, caixilharia) sobrepostas ao longo do tempo à construção original. A idéia era distribuir as novas instalações interferindo o mínimo possível na construção original. Uma premissa básica era possibilitar uma distinção clara entre a nova intervenção e o esqueleto do antigo galpão. Para isso, se utilizou alvenaria estrutural (blocos de concreto) e elementos metálicos para reforço da estrutura existente.

 

Todos os espaços onde ocorrem as atividades didáticas se comunicam através de uma praça central. Em vez de fragmentar o edifício, utiliza-se sua condição original para integrar os diversos ambientes: espaços “transparentes” que se comunicam. De qualquer ponto, pode-se acompanhar todas as atividades que se desenvolvem no Instituto.

 

A praça central foi concebida como uma grande área de convivência com uma função “multiuso”. É o espaço de integração dos alunos dos diversos cursos. Pode ser utilizado para palestras, exposições e outras atividades multidisciplinares.

 

Considerando que a maioria dos estudantes utiliza o transporte público, um fator determinante para definir a localização do Instituto foi a facilidade de acesso. O galpão escolhido está muito próximo ao metrô, a corredores de ônibus e à Estação da Luz.

 

O Bom Retiro é um bairro que historicamente concentrou atividades da indústria têxtil na cidade. Nos últimos anos, com a migração destas empresas, começou um processo de esvaziamento da região. A opção de instalar o Instituto Criar neste bairro também levou em consideração a possibilidade de aproveitar a estrutura urbana existente e participar do processo de requalificação da área.   

Equipe: Fernanda Neiva e Silvio Oksman (autores) Gil Mello (colaborador)

Fotos: Nelson Kon

Desenhos Tecnicos

Instituto Criar de Tv e Cinema
Instituto Criar de Tv e Cinema
Instituto Criar de Tv e Cinema
Instituto Criar de Tv e Cinema